$10.00

Zorn's World

Resenhas, novidades e bobeiras em português
Recommend
 
 Thumb up
 tip
 Hide

Artus

Romir Paulino
Brazil
Curitiba
Paraná
flag msg tools
Brazil, Brazil, Brazil...
badge
I reject your reality and substitute it for my own...
mbmbmbmbmb

Ontem foi dia de experimentar o último lançamento da alea: Artus, da dupla Michael Kiesling e Wolfgang Kramer (já bem conhecidos no mundo dos jogos por outras publicações como Asara, Cavum ou Maharaja: The Game of Palace Building in India).
Cada jogador possui alguns cavaleiros que se movem ao redor da távola (sempre em sentido horário) através de cartas de movimento. A Távola, por sua vez, possui cerca de 35% de suas cadeiras em uma região verde (que lhe dá pontos), cerca de 15% em uma região amarela (que não dá nem retira pontos) e cerca de 50% em vermelho (no qual você perde pontos). Os pontos são contabilizados assim que um cavaleiro se levanta (o peão é movido) e o jogador que o moveu recebe imediatamente a quantidade de pontos do local onde se levantou (não onde sentou). Se o cavaleiro que se move vai para uma cadeira ocupada, o ocupante da mesma é expulso e empurrado, no sentido inverso, para o primeiro lugar vago disponível.
O interessante é que a mesa acompanha o Rei, ou seja, se o Rei se move, a mesa gira com ele, mudando a posição de todos os jogadores em relação às pontuações.
Além do próprio movimento do Rei, existem sempre mais 3 príncipes que, com cartas de ação dos jogadores, podem assumir o trono, alterando drasticamente o posicionamento de todos os jogadores.
Na versão avançada (que eu recomendo, pois a simples é realmente bem simples) ainda existem algumas cartas de contratos, que devem ser realizadas ou trazem pontos negativos (por exemplo, pontuar 3 cavaleiros na região vermelha).
As cartas disponíveis para cada jogador são exatamente as mesmas, o que muda é apenas a ordem em que elas aparecem, pois cada jogador embaralha seu próprio monte e compra dele ao longo do jogo.
O jogo termina quando todas as cartas de todos os jogadores tiverem sido utilizadas e, quem possuir mais pontos neste momento, é o ganhador.
Principalmente na primeira rodada parece que ninguém vai fazer pontos positivos, mas assim que se pega o jeito, o jogo fica interessante e as pontuações podem facilmente chegar a 3 dígitos.
O tabuleiro é bem simples, mas o mecanismo da mesa rotatória é interessante e conta alguns pontos positivos por criatividade.
No geral o jogo agradou, mas já vi melhores... hehehehehehe...
d10-7
Twitter Facebook
0 Comments
Subscribe sub options Sun Jul 31, 2011 6:53 pm
Post Rolls
  • [+] Dice rolls
Loading... | Locked Hide Show Unlock Lock Comment     View Previous {{limitCount(numprevitems_calculated,commentParams.showcount)}} 1 « Pg. {{commentParams.pageid}} » {{data.config.endpage}}
{{error.message}}
{{comment.error.message}}
    View More Comments {{limitCount(numnextitems_calculated,commentParams.showcount)}} / {{numnextitems_calculated}} 1 « Pg. {{commentParams.pageid}} » {{data.config.endpage}}

Subscribe

Contributors

Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.