Zorn's World

Resenhas, novidades e bobeiras em português
Recommend
3 
 Thumb up
 tip
 Hide

Maharaja

Romir Paulino
Brazil
Curitiba
Paraná
flag msg tools
Brazil, Brazil, Brazil...
badge
I reject your reality and substitute it for my own...
mbmbmbmbmb

Ontem à noite eu encontrei alguns amigos para jogar algo que fazia tempo que estava na estante: Maharaja: The Game of Palace Building in India, da conhecida dupla Michael Kiesling e Wolfgang Kramer, com edição da Phalanx Games B.V..
Cada jogador é um arquiteto na corte indiana, tentando construir a maior quantidade de palácios majestosos para o Marajá.
Ao mesmo tempo que ele (representado por um grande peão preto) viaja de cidade em cidade através de um roteiro pré definido, os jogadores tentam se adiantar ao seu roteiro, construindo palácios e casas em seu caminho, pois ao final de cada rodada o Marajá irá olhar tudo o que existe construído em uma cidade e pagará aos mais bem sucedidos jogadores (e, claro, você precisa de dinheiro para poder continuar construindo...).
A cada rodada , cada jogador escolhe duas ações em um disco de ações e mantém o mesmo fechado. Após todos os jogadores terem escolhido suas ações, o jogador inicial da rodada, e apenas ele, abre seu disco, mostrando a todos quais suas ações, e realizando-as. Depois o segundo jogador abre seu disco e assim por diante, até o último jogador. Isto faz com que nenhum jogador possa planejar sua jogada baseado nos movimentos dos outros jogadores, nem tampouco o jogador da vez poderá mudar algum de seus movimentos (mesmo sem mudar suas ações) após verificar as ações dos outros jogadores. As ações possíveis vão desde a construção de palácios, até a construção de casas e troca de personagens ou do roteiro de viagem do Marajá.
A ordem dos jogadores é dado pelo personagem especial de cada jogador (cada jogador possui um, e o mesmo pode ser trocado ao longo das rodadas), ou seja, não existe uma ordem de jogo definida.
Além da versão básica, o jogo ainda possui duas variantes que tornam o mesmo mais agressivo e aumentam muito a quantidade de decisões a serem tomadas pelos jogadores. Para jogadores iniciantes, eu recomendo deixar de fora… :-)
Com uma arte bem feita de Franz Vohwinkel e a temática casando bem com o jogo, Maharaja é muito bom e nem é tão demorado para um jogo de complexidade média (mais ou menos 1 hora e meia).
Quem ainda não conhece, vale a pena experimentar.
d10-8
Twitter Facebook
0 Comments
Subscribe sub options Sun Sep 18, 2011 4:41 pm
Post Rolls
  • [+] Dice rolls
Loading... | Locked Hide Show Unlock Lock Comment     View Previous {{limitCount(numprevitems_calculated,commentParams.showcount)}} 1 « Pg. {{commentParams.pageid}} » {{data.config.endpage}}
{{error.message}}
{{comment.error.message}}
    View More Comments {{limitCount(numnextitems_calculated,commentParams.showcount)}} / {{numnextitems_calculated}} 1 « Pg. {{commentParams.pageid}} » {{data.config.endpage}}

Subscribe

Contributors

Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.