$10.00
Recommend
7 
 Thumb up
 Hide
4 Posts

Shogun» Forums » Reviews

Subject: Resenha em Português (Portuguese Review) rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Luiz RGF
Brazil
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Shogun é um belo jogo de tabuleiro onde cada um dos jogadores representa um Daimyo (espécie de senhor feudal) e candidato ao shogunato (chefe militar) do Japão do Século 16, na disputa pelo poder no período Sengoku (1467 a 1573). A idéia básica do jogo é administrar risco e recursos com o objetivo de somar mais pontos em um período determinado, de modo a adquirir a supremacia no território.



Cada jogador posiciona seus exércitos conforme uma tabelinha ou utilizando um baralho com as províncias japonesas e em seguida o jogo começa de verdade. Uma partida inteira tem oito rodadas, cada qual representando uma estação do ano por um período de dois anos, ou seja, a primeira rodada é na primavera, a última no inverno e se passa por cada estação duas vezes. Na primavera, verão e outono de cada ano, os jogadores coletam tributos, arroz, guerreiam, movem tropas, tomam províncias desocupadas, constroem templos, teatros, castelos… No inverno, consomem o arroz e lidam com os camponeses que se rebelam se o arroz faltar. No inverno também são contabilizados os pontos, onde a quantidade de províncias e a qualidade das construções nelas garantem mais ou menos pontuação. Quem soma mais pontos no final do segundo inverno (8º turno) vence.

No início de cada rodada, para determinar a ordem de jogo, cada jogador aposta parte do seu tesouro (representado por bauzinhos de madeira), de modo que quem der mais tem direito a escolher a ordem em que joga, pegando também um trunfo para a rodada. O problema aqui é que a ordem é definida por cinco cartas e nem sempre a carta mais adequada à estratégia do jogador é aquela que o colocará em melhor posição para a rodada. Às vezes o jogador se vê forçado a jogar por último para ter uma vantagem adicional ou jogar primeiro em troca de um bônus que não é atraente. Além disso, para cada estação do ano é revelada uma carta de evento (que altera as regras do jogo, reduzindo ou adicionando recursos) e uma carta de condição (que impõe ônus e bônus para quem realizar certas ações). Por falar em ações, cada jogador pode fazer até 10 delas por rodada, uma em cada província sua, em uma ordem que é sorteada cada turno. Estas vão de construir a guerrear e nos casos das coletas de arroz e dinheiro, são colocados marcadores de revolta nas províncias. Uma segunda coleta pode deflagrar uma rebelião.



Um dos pontos altos do jogo é a guerra. Cada unidade militar no jogo é representada por cubinhos de madeira. Quando há luta, cada jogador envolvido pega suas unidades, e as lança em uma torre cujo interior é parecido com um labirinto. Aquele cujos exércitos saírem do outro lado em maior quantidade é o vencedor. Os exércitos do que ficarem presos no interior da torre, permanecem ali dentro e servem de auxílio para batalhas futuras. Isto obriga todos a saberem sempre mais ou menos quantos exércitos cada um tem dentro da torre. Simples, elegante e livre de dados.

Há muito mais coisas no jogo e creio que sem jogar efetivamente tudo parece meio efêmero, mas acreditem, isto é o War 2.0! Segundo o manual do jogo, cada partida dura em média de duas a duas horas e meia, mas nas duas vezes em que jogamos este fim de semana as partidas duraram de quatro a cinco horas. As primeiras rodadas são até bem rápidas, mas conforme o jogo progride e você começa a controlar suas ações de acordo com as províncias alheias (o que é importante, pois umas aceitam mais construções, outras produzem mais arroz e outras mais dinheiro) o jogo vai ficando mais devagar.

Moral da história. É um excelente jogo, tão bom que a despeito do jogo ser demorado, não é cansativo. Cada um faz tanta coisa em todo turno e tem tanta necessidade em se ligar no que os outros estão fazendo, que o tempo literalmente voa. Minha nota ? 10 !


Postado originalmente blog que mantenho com amigos, o Pensotopia: http://pensotopia.com.br/2009/10/06/shogun-o-war-2-0/
5 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Ik ben een kleine boefje
United States
Austin
Texas
flag msg tools
2006/2011 (Amsterdam - Maastricht - Apeldoorn - Den Haag -Delft) Vijf jaar dat ik ga nooit vergeten.
badge
Warning: Very handsome user.
mbmbmbmbmb
A minha nota e tamben un 10. Es un miniwargame con coraçao de eurogame (administraçao de recursos e açoes).

Sorry for my terrible portuguese, but wanted to give imput to your review, since I really think that shogun is one of the ebst games out there (actually, my third favourite game ever).

4 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Luiz RGF
Brazil
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Gelete wrote:
A minha nota e tamben un 10. Es un miniwargame con coraçao de eurogame (administraçao de recursos e açoes).

Sorry for my terrible portuguese, but wanted to give imput to your review, since I really think that shogun is one of the ebst games out there (actually, my third favourite game ever).



Su lengua portuguesa es sin duda muy superior a mi español.

Thanks for your feedback! I have shogun among my favorite games as well.
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Bruno Libonati Rocha
Brazil
Curitiba
Paraná
flag msg tools
mbmbmbmbmb
Parabéns pela resenha. Fico ainda mais feliz por ela estar em português.
Esse jogo é um dos meus favoritos.
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.