Jogos de Tabuleiro Modernos Para Quem Não Conhece - Por Onde Começar
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
29 
 Thumb up
3.00
 tip
 Hide
The purpose of this list is to explain the hobby to non-players in Brazil and, possibly, enlist as many of them as possible. As we are a nation of non English-speaking creatures, I chose to write it in Portuguese, our language.

Criei essa lista de jogos para facilitar a apresentação de jogos de tabuleiro estilo "Alemão" (também chamado, entre outros nomes pouco elucidativos, "Europeu", "Moderno" ou "de Designer") aos não-iniciados, aquele povo que fica entre o chocado e o curioso quando descobre que o meu hobby é "jogo de tabuleiro com nome esquisito". Mais abaixo há uma pequena amostra desses jogos, ilustrada.

Antes de mais nada, uma rápida explicação sobre "jogos alemães". Um jogo "alemão" não é necessariamente um jogo criado na Alemanha. Essa designação surgiu porque a maior parte dos jogos do gênero é criada, produzida e comercializada na Alemanha, onde, historicamente, nasceu também a maioria dos seus criadores (chamados "designers"). Hoje, esses jogos são criados também em outros lugares, especialmente na Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos. Pegando emprestada uma explicação que li por aí, jogos alemães são jogos de tabuleiro, mas são jogos de tabuleiro melhores. São mais desafiadores, mais elaborados, mais interativos, mais inovativos e muito mais bonitos! Algumas características genéricas: a maioria dos jogos alemães permite diversas decisões a serem tomadas pelo jogador na sua vez; a maioria não possui dados; o fator sorte pode estar presente, pode até predominar, mas as decisões do jogador têm grande peso no jogo; a estratégia exigida varia bastante e é flexível; normalmente, nenhum jogador é eliminado do jogo, permanece jogando, e com chances de vencer, até o final. E por aí vai.

No Brasil, especialmente, o hobby é bem pouco conhecido e difundido. Jogo de tabuleiro aqui é sinônimo de "Banco Imobiliário", "Detetive" e "War", e é realmente difícil passar a idéia, para quem não conhece, do que são "Settlers of Catan", "Power Grid" ou "Puerto Rico", ou mesmo jogos mais leves como "Bang" ou "Bonhanza".

Os jogos selecionados a seguir são apenas uma pequena amostra da absurda e enorme variedade de jogos de tabuleiro que podem ser achados nesse site, o paraíso dos jogadores de tabuleiro. Mas não foram selecionados à galega: procurei escolher aqueles que funcionam como "portões de entrada" ao hobby, ou seja, aqueles capazes de "viciar" os não-iniciados em apenas uma jogada e, ao mesmo tempo, dar uma boa ideia geral da criatividade, originalidade, variedade e qualidade desses jogos. Clique nas fotos para vê-las em tamanho decente.

Há outros jogos que poderiam estar na lista, sem dúvida, mas eu a elaborei baseado na minha própria experiência. Há, também, outros tantos que eu até reputo mais legais (para conhecer minha coleção, com fotos dos jogos, vá ao seguinte "link": http://www.boardgamegeek.com/viewcollection.php3?username=Ki...™=both&want=both&wishlist=both&rating=&includetags=&search=&minyear=&maxyear=&galleryview=1&B1=Apply), mas esses que estão aqui, creio, são os melhores jogos introdutórios. Depois deles, o céu (e seu bolso) é o limite.

A propósito, se você tomar gosto pela coisa, ou quiser se aprofundar no assunto, pesquisar outros jogos, conhecer outras opiniões, descobrir, descobrir, descobrir, esse é o lugar. Fuce o site (algum Inglês será necessário, é a língua daqui), tem tudo por aqui. E se o Inglês não for seu forte, dê uma olhada no grupo BoardGamers-BR do Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/BoardGamers-BR/), que reúne a comunidade brazuca chegada ao esporte, tem muita gente boa lá para ajudar, dar dicas, falar sobre o assunto.

Divirta-se.

Kiko
Your Tags: Add tags
Popular Tags: brazil [+] portuguese [+] [View All]
  • [+] Dice rolls
1. Board Game: Catan [Average Rating:7.18 Overall Rank:337] [Average Rating:7.18 Unranked]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
The Settlers of Catan ou, numa tradução livre, Os Assentadores de Catan.

Esse foi o primeiro jogo "alemão" que joguei, e foi um choque. Eu, como a maior parte da população planetária que já teve algum contato com jogo de tabuleiro, só conhecia os óbvios, "Banco Imobiliário", "Detetive", "War" e companhia, jogos publicados no Brasil pelas Estrelas e Grows da vida. Um dia desses, me deparei por acaso com o Catan, na Internet. Pesquisei, pesquisei e comprei. Sentei em uma mesa com um amigo, lemos as regras (eu já tinha até conseguido uma regra para dois jogadores) e jogamos. E jogamos, e jogamos, e jogamos, e jogamos...

Em síntese muito mixuruca, o jogo se passa em uma ilha, chamada Catan, na qual os jogadores constróem assentamentos, cidades e estradas, usando matéria-prima variada (lã, minério, argila, madeira e trigo), que é produzida em diferentes tipos de terreno (pasto, minas, morros, florestas, trigais). E por aí vai. Se soou legal, é muito mais legal do que parece. Se soou chato, a culpa é minha: é muito mais legal do que parece. Mesmo.

O jogo é fenomenal. Mesmo para a minoria que pratica o hobby mas não gosta do Catan, é difícil não reconhecer que o jogo é fenomenal, especialmente aos olhos do não-iniciado. É diferente de tudo que você já viu, tanto em termos de qualidade dos componentes quanto em relação ao jogo em si. Há de tudo um pouco, sorte, estratégia, tensão, variedade (o tabuleiro, montado a cada partida, praticamente não se repete nunca), confronto, o diabo! Há algumas cartas com texto em Inglês, mas são todas ilustradas e o texto não é essencial ao jogo, de modo que ele pode ser facilmente compreendido por quem não domine o idioma.

Catan é perfeito para 3 ou 4 jogadores. Dá para brincar bem, também, com 2 jogadores e, usando-se a expansão (vendida em separado...), acolhe 5 ou 6. Aliás, há várias expansões e variações do Settlers of Catan, que, salvo engano cretino meu, é o jogo de tabuleiro mais vendido na Alemanha, que tem a maior população de jogadores de tabuleiro de que se tem notícia.

Depois de jogar Catan, você vai dar boas risadas quando ouvir falar em "Banco Imobiliário".
2 
2. Board Game: Carcassonne: Hunters and Gatherers [Average Rating:7.14 Overall Rank:440]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Carcassonne - Hunters & Gatheres, algo como Carcassonne - Caçadores e Ceifadores.

Esse jogo é uma variação de outro jogo de mesmo nome, Carcassonne, puro e simples. É, junto com o Catan, o jogo de tabuleiro mais popular na Alemanha (pelo menos no estilo "jogo alemão"). É facílimo de aprender, os componentes são lindos, podem jogar de 2 a 5 jogadores, e não se parece com nada que você já tenha visto.

Em síntese, os jogadores constroem o tabuleiro ao longo do jogo, formando uma área pré-histórica que contém florestas, rios, lagos e planícies. Ao mesmo tempo, os jogadores vão posicionando os membros de suas respectivas tribos, para caçar, ceifar e pescar, com isso adquirindo pontos. Ao final, quem melhor posicionou sua tribo ao longo do jogo, e coletou mais pontos, é o vencedor. Feliz da vida.

3. Board Game: Niagara [Average Rating:6.51 Overall Rank:1245]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Niagara

Niagara é um jogo que dá uma boa idéia da diversidade e da criatividade envolvidas nos jogos alemães em geral. Componentes de alta qualidade, um tabuleiro instigante, que inclui uma queda d'água (sem água, claro), e uma mecânica surpreendente fazem desse jogo um sucesso certo para a família. Parece anúncio de revista especializada, eu sei, mas o jogo é bacana mesmo. Nada muito profundo nem complexo, mas é bastante bem bolado e deve agradar dos moleques de 8 anos aos coroas de 118.

Cada jogador possui duas canoas, que flutuam sobre o Niagara, em busca de jóias que são encontradas às suas margens. O objetivo é, você já adivinhou, colher mais jóias. O perigo é que a cada rodada, por conta da tal bem bolada mecânica do jogo, as canoas se aproximam perigosamente da queda d'água, o que pode por tudo a perder. Jogam 2 a 5 jogadores. É jóia!

4. Board Game: Around the World in 80 Days [Average Rating:6.58 Overall Rank:1510]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Around The World In 80 Days

Volta ao Mundo em 80 Dias é baseado no romance homônimo de Julio Verne e, como no livro, envolve uma corrida ao redor do mundo, na qual os jogadores devem sair de Londres e voltar em menos de 80 dias.

Tudo no jogo é cativante e instigante, do tabuleiro às peças, passando pelas cartas e pela própria mecânica do jogo. É bastante fácil de aprender mas algo complicado de dominar (eu, pelo menos, sou um perdedor sistemático). É um daqueles jogos que dá gosto tirar da caixa só pelo prazer de olhar a cara das pessoas que nunca viram um jogo alemão antes. Bacaníssima, jogam 3 a 6 jogadores.

5. Board Game: The Downfall of Pompeii [Average Rating:7.13 Overall Rank:496]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
A Queda de Pompeia. A historia e o local sao conhecidos: ha pouco mais de 2.000 anos (ou pouco menos), o vulcao Vesuvio foi pelos ares e arrasou a cidade de Pompeia, pegando a sua poupulacao desprevenida e matando uma cabecada. Esse eh o tema do jogo, com regras simples e claras, uma tabuleiro bacanissi­mo que da direito a um vulcao onde os jogadores podem, com muito prazer, atirar os adversarios consumidos pela lava.

Assistir a lava crescendo, ocupando o tabuleiro e ameacando a vida dos habitantes controlados pelos jogadores eh emocionante e estimulante, nunca deixo de me divertir com esse jogo. Jogam 2, 3 ou 4 jogadores, eh leve e rapido.

6. Board Game: Domaine [Average Rating:7.01 Overall Rank:757]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Domaine

Eu cometi a imperdoável falha de não incluir o Domaine entre os primeiros jogos dessa lista, só pode ter sido distração minha. A verdade é que o Domaine não é tradicionalmente um jogo indicado para jogadores que não conhecem o hobby, mas a minha experiência contraria esse entendimento: três amigos que nunca tinham ouvido falar em jogo alemão ficaram alucinados quando conheceram o Domaine. Prova suficiente para qualificá-lo como ideal para essa lista.

Domaine, criado pelo mesmo autor do The Settlers of Catan (Klaus Teuber), é, fácil, um dos meus jogos preferidos. Os jogadores disputam a conquista e expansão de seus reinos, procurando as terras mais produtivas e rentáveis, utilizando seus cavaleiros para defendê-las e atacar as terras alheias, tudo isso enquanto administrando os parcos recursos que acumulam durante o jogo. Tem um pouco de tudo para todos os gostos: um belo tabuleiro, peças lindas, estratégia, conflito, negociação (ainda que velada), um pequeno componente de sorte, a emoção de grandes jogadas, finais eletrizantes. ImperdÃível, portanto.

7. Board Game: BANG! [Average Rating:6.52 Overall Rank:1161]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Bang!

Bang! é um jogo de cartas, que admite de 4 a 7 jogadores, reunidos em um clima de faroeste. Com alguma boa vontade (na verdade, muita), dá para comparar a idéia do jogo com aquele velho jogo de cartas chamado "Assassino", lembra? Aquele em que são distribuídas cartas de baralho, o assassino é o jogador que tem o Ás, que sai matando todo mundo com o piscar de olho. Pois é, nada a ver. Bang! é bem mais elaborado, e imensamente mais divertido.

Cada jogador tem um papel no jogo, que pode ser de Xerife, Assistente do Xerife, Fora-da-Lei ou Renegado, cada um desses papéis com um objetivo diferente (por exemplo, o objetivo do Fora-da-Lei é matar o Xerife; o objetivo do Xerife é matar os Fora-da-Lei e o Renegado), mas apenas o Xerife tem a identidade conhecida. Além disso, cada jogador é um personagem diferente, com habilidades específicas. Ao longo do jogo, os jogadores vão usando suas cartas para dar tiros nos demais jogadores, ou praticar outros atos igualmente maldosos ou auxiliares (como passar dinamite adiante, beber cerveja, enviar algúem para a prisão etc.), tudo em busca de seus objetivos. É um jogo rápido e bastante divertido, especialmente com cinco ou mais jogadores.

O texto das cartas é em Inglês e em Italiano, mas há figuras e símbolos que ajudam a entender o significado de cada uma. Assim, Inglês não é essencial, desde que haja alguém para ensinar o jogo (como, de resto, acontece em todos os jogos, porque na maioria das vezes as regras são redigidas em Inglês. Dica: aqui no site é possível encontrar regrar para alguns dos jogos mais manjados em Português).
1 
8. Board Game: Bohnanza [Average Rating:7.04 Overall Rank:415]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Bohnanza

Bohnanza é um jogo de cartas, de plantação de feijões. Ok, o tema parece estúpido. Mas é incrivelmente leve e divertido, bom para jogadores que querem entretenimento rápido e fácil, com bastante interatividade. As cartas representam variados tipos de feijão (mesmo para nós, brasileiros, que convivemos com feijão preto, mulato, branco, fradinho, vermelho, carioquinha e afins, a variedade é notável), e o objetivo do jogo é amealhar dinheiro (moedas) com o cultivo e a colheita dos feijões.

O jogo, que funciona bem com 2 a 7 jogadores, envolve bastante negociação e trocas, o que o torna mais animado e interativo. Diversão certa.

9. Board Game: Ticket to Ride [Average Rating:7.44 Overall Rank:153] [Average Rating:7.44 Unranked]
Fabricio Bandeira
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
Ticket to Ride

Esse é o último jogo da minha lista (salvo se, no futuro, eu resolver aprimorá-la), o título significa, em uma tradução abusadamente livre, algo como Passagem de Trem.

Muita gente acha que esse é o melhor jogo introdutório que há aos jogos alemães. Ouso discordar, acho o The Settlers of Catan imbatível, mas reconheco que o TtR tem seu valor também. O jogo é bastante simples, pode ser ensinado rapidamente, mas envolve bastante estratégia e decisões dos jogadores.

Basicamente, o objetivo é fazer mais pontos interligando cidades norte-americanas com linhas de trem. As diversas rotas valem pontos diferentes, de acordo com a sua extensão, e há ainda pontos atribuídos ao jogador com a linha de trem contínua mais longa e a determinadas rotas pré-estabelecidas (mais ou menos como aquelas cartas de objetivo do "War", sacou?).

Enfim, jogo bacana, mais um jogo com componentes legais e um tabuleiro porreta, jogam 2 a 5 jogadores.

10. Board Game: Angus: Batalhas Medievais [Average Rating:6.78 Overall Rank:8877]
D. Moret R.
Brazil
Unspecified
Unspecified
flag msg tools
Batalhas Medievais

Também sou iniciante no campo de jogos "alemães" ou, como prefiro pensar neles pessoalmente, jogos da nova geração. Acho que o meu primeiro exemplo de que existe mais do que apenas os clássicos e Diplomacia foi o Batalhas Medievais. É um jogo de batalhas, como o nome diz, o que agrada bastante gente devido a temática. É bem simples de se aprender e compartilha de várias das características dos jogos da nova geração. Recomendo bastante para quem quer dar seus primeiros passos.

Uma curta resenha: Batalhas Medievais é um jogo de estratégia que se passa na Bretanha do século IX, ambientado nas novelas Angus. Você controla um dos diversos povos que habitam as ilhas e deve se expandir e firmar sua civilização. Os jogadores devem encontrar uma estratégia para equilibrar expansão militar e da sua civilização para sobreviver e pontuar respectivamente.

11. Board Game: Through the Desert [Average Rating:7.06 Overall Rank:456]
Gláucio Reis
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Este substitui o "Carcassonne" como meu jogo preferido para conquistar novatos. Quando você diz que a jogada consiste em nada mais que colocar dois camelos no tabuleiro, já alivia o medo de que vá ser muito complicado. Sem nenhuma sorte e com variadas possibilidades táticas, mantém também o interesse dos veteranos. Além de tudo, ainda não tem nenhum jogo do KNIZIA na lista.

12. Board Game: Clans [Average Rating:6.55 Overall Rank:1299]
Gláucio Reis
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Outro favorito, muito simples e inteligente, como é a marca do autor, Leo Colovini. A jogada consiste em mover todas as cabanas de um território para um território vizinho que não esteja vazio. É só isso, mas vale destacar, para os novatos, que você move cabanas de todas as cores, já que o conceito de mover peças dos outros jogadores será novo para a maioria deles.

13. Board Game: O Zoo le Mio [Average Rating:6.63 Overall Rank:1604]
Gláucio Reis
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Este é outro jogo ao mesmo tempo bastante simples para novatos, e bastante interessante para "gamers". Use-o como alternativa ao "Carcassonne", já que tem a mesma mecânica de colocar "tiles" - com a vantagem de que é bem mais fácil encaixá-los. Além disso, apresenta a mecânica de leilão aos novatos. Procure pela nova edição, melhorada, "O Zoo le Mio".
1 
14. Board Game: Dragonland [Average Rating:6.30 Overall Rank:3310]
Gláucio Reis
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Por fim, outro Knizia. Talvez demore um pouquinho mais para explicar que os outros que listei, mas não é mais complexo que o "Catan". Tem a vantagem da familiaridade com a mecânica de rolar dado e andar, para não assustar os jogadores de "Banco Imobiliário". Mas é muito melhor e com menos sorte do que parece à primeira vista. Os dados têm numeração especial (números próximos e repetidos), as distâncias são cuidadosamente calculadas, você escolhe quais peões mover e não é obrigado a andar o número exato de casas. Há vários detalhes que enriquecem o jogo, e um bocado de decisões a tomar, às vezes difíceis, principalmente quanto ao que pegar nos vulcões.

15. Board Game: Citadels [Average Rating:7.10 Overall Rank:361]

Pedro Burgos
United States
New York
New York
flag msg tools
mbmbmbmb
Citadels acho um jogo bastante interessante também, e um dos melhores no quesito custo/benefício. É bom para introduzir a mecânica de "escolha de papéis", presente em dezenas de jogos mais recentes. O jogo consiste apenas de cartas e moedas de dinheiro (que lembram bastante as balas Soft). Basicamente cada jogador tem de construir uma cidadela, "baixando" as cartas de prédios que têm na mão, pagando o preço correspondente em dinheiro. No final do jogo, conta-se quem tem a cidade com prédios mais valiosos. Para ganhar dinheiro e novas cartas, cada jogador tem a ajuda de personagens como o assassino, o ladrão, o mercante... Que têm poderes diversos - desde te dar mais dinheiro, mais cartas, ou fazer um outro jogador ter de passar a vez (quando ele é assassinado). É tudo uma questão de dedução e escolha inteligente de personagens. Um dos meus preferidos (junto com Settlers) para introduzir novas pessoas ao hobby.

Prós:
Facilidade para encomendar - a caixa é relativamente pequena, e custa US$ 12 a 15 nas melhroes lojas online.
Regras simples - As pessoas pegam as regras no primeiro jogo, e conseguem entender o que estão fazendo. Diferente de outros jogos alemães, têm uma chance razoável de ganhar na primeira partida.
Bom para vários números de jogadores - Há uma boa variante para 2 jogadores, e é excelente até 5 pessoas. Mais que isso (podem jogar até pessoas) o jogo tende a se arrastar demais. Mas isso pode ser contornado usando outros personagens.

Contras:
Tempo de jogo - dependendo do grupo, pode durar quase duas horas - tempo demais para um jogo tão simples.
Qualidade das cartas - poderia ser melhor, definitivamente. Uso protetores.
Fator caos - Isso pode ser bom ou ruim, mas como os jogadores influenciam o jogo o tempo todo, às vezes de maneira desordenada, o melhor estrategista pode não ganhar.

16. Board Game: Tower of Babel [Average Rating:6.63 Overall Rank:1547]
Gláucio Reis
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmbmbmb
Este está se tornando meu novo favorito como jogo introdutório, principalmente pela interação constante. Praticamente não há espera e todos estão no jogo o tempo todo. É leve e bastante simples. Faz parte de um gênero muito comum e ainda não apresentado nesta lista, o de maiorias ou controle de área, o que é mais uma razão. Além de tudo, é um jogo que novatos têm boa chance de vencer - ao contrário, por exemplo, do Domaine, onde essa possibilidade é remota e os novatos geralmente levam uma "lavada". O único senão é, depois de explicar as regras, ter que explicar todas as cartas de ação (que também são simples e só entram no jogo como bônus, mas nessa hora todos já estão querendo começar a jogar).