Recommend
6 
 Thumb up
 Hide
2 Posts

Aton» Forums » Reviews

Subject: Aton vs Amon / Portuguese Review rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Luis Nunes
Portugal
Alverca
Lisboa
flag msg tools
badge
Avatar
mbmbmb


Aton é um jogo de estratégia para dois jogadores em que as decisões se sucedem e são sempre um dilema. Com um bom equilíbro entre sorte e estratégia, acaba por ter uma jogabilidade rápida, seduzindo os jogadores de forma muito eficaz. O motor do jogo são cartas, que vão determinar a colocação de peças num tabuleiro, envolvendo os jogadores numa competição pelas casas mais pontuáveis e acabando por dar resultado a um jogo intenso e notável. Com um visual atractivo e cuidado, comum nos produtos da Queen Games, este jogo é da autoria de Thorsten Gimmler, criador de vários jogos conhecidos.

Componentes: Fornecido numa pequena caixa, todos os componentes são de qualidade e de excelente grafismo relacionado com o tema proposto para o jogo. As cartas são pequenas, os marcadores em madeira e o tabuleiro em cartão é formado por seis peças que depois de unidas o compõem, proporcionando um bonito resultado visual. As regras são claras e contêm muitos exemplos.

Duração: 20 minutos.

Repetitibilidade: Média. O jogo não apresenta grande variação, ficando dependente do gosto pessoal de quem o experimenta. O facto de ser um jogo abstrato pode ser uma menor valia para quem aprecia jogos fortemente temáticos.

Apropriado para jogadores casuais: Pouco a Moderado
Apropriado para jogadores frequentes: Muito
Apropriado para jogadores veteranos: Moderado

Interacção: Reduzida. Marcadamente individualista, este jogo evidencia a corrida pelas casas mais valiosas, momento máximo de interactividade.

Tema: Fraco. Qualquer outro tema tinha servido para este jogo.

Notas: Devido a alguma complexidade, este jogo poderá não ser o mais adequado a jogadores casuais, mas sim a quem tenha já alguma experiência de outros jogos.

Luis Nunes
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Joao Ribeiro
Portugal
flag msg tools
designer
Avatar
mbmbmb
Recebi ontem o meu exemplar, e depois de o experimentar, não me decepcionou.
De facto o jogo é abstracto, mas também não iria exigir muito do tema, sendo este um "Area control" para 2. Julgo que os jogos de "area control" poderão sempre ser sujeitos a uma avaliação temática ingrata, pois na realidade existem milhares de opções que poderia ser usadas.
De facto este é um abstracto "colorido" com uma temática.

Só não posso concordar com a "Interacção: Reduzida" pois todos os "area control têm um nível de interacção elevado, quanto mais não seja porque "area control" obriga os jogadores a competirem por representatividade no tabuleiro.

A Interacção é feita dessa forma mesmo, quando removemos marcadores adversários dos templos para colocarmos lá os nossos.

Não me parece que possamos exigir muito de um "area control" para 2 jogadores e muito dificilmente será possível idealizar um jogo óptimo e ideal neste formato.
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Front Page | Welcome | Contact | Privacy Policy | Terms of Service | Advertise | Support BGG | Feeds RSS
Geekdo, BoardGameGeek, the Geekdo logo, and the BoardGameGeek logo are trademarks of BoardGameGeek, LLC.