Flavio Jandorno
Brazil
Rio de Janeiro
RJ
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Pony Express - vá para a cadeia!

A Funforge foi uma grata surpresa ao trazer dos designers Antoine Bauza e Bruno Faidutti um divertido jogo de corrida com movimentação baseada nas combinações dos dados de poker. Os cowboys tem que tentar cruzar o tabuleiro o mais rápido o possível, enfrentando os perigos do caminho como os índios e duelos com outros cowboys, tentando coletar ouro e cartas especiais, tudo isso, usando ou não de muito blefe e evitando ao máximo ir para a cadeia (o que é inevitável).



Cada jogador começa com três pepitas de ouro, e na sua rodada, o jogador deve rolar os 5 dados dentro do famoso copinho e dependendo do resultado (par, dois pares, trincas, sequência, full house, flush, quadra ou quina) ele anda o determinado número de espaços. Mas isso não acontece de forma imediata. Por uma pepita de ouro o jogador pode re-rolar quantos dados quiser, revelando apenas o que vai rerolar, ou revelando apenas os dados que vai guardar e rerolando os demais em segredo. Quando estiver satisfeito com o resultado (ou caso não tenha mais ouro para rolagens adicionais), o jogador anuncia o seu resultado sem revelar todos os dados, e o jogador que estiver mais próximo a ele no tabuleiro pode acreditar no que foi dito, permitindo assim que o jogador que fez o anúncio ande o número de casas relativo ao resultado anunciado (que não necessariamente foi o resultado real) ou desafiar o resultado. Nesse caso duas coisas podem acontecer:
- se os dados revelados forem exatamente o resultado anunciado, o jogador que rolou os dados anda as casas relativas ao que fora anunciado, e quem desafiou vai para a CADEIA
- se os dados revelados forem diferentes do resultado anunciado, o jogador que rolou vai para a CADEIA e quem desafiou anda o número de casas relativo ao anunciado.

Essa questão do blefe da uma dimensão bem interessante ao jogo, pois cada casa do tabuleiro tem um ícone específico que pode ser coisas boas ou outras nem tanto. Ou seja nem sempre o melhor movimento é o que anda mais espaços e sim aquele que cai numa casa mais favorável, e as vezes temos gente com lançamentos bons blefando que tem resultados piores e fica muito interessante tanto a escolha do que anunciar e se faz-se o desafio ou não.



As casas do tabuleiro tem os seguitnes efeitos:
- sem símbolo: nada acontece, é uma parada livre
- ouro: o jogador vai prospectar ouro... rolam-se os dados e o resultado garante uma quantidade de pepitas.
- cartas: as melhores casas do jogo, garantem cartas aos jogadores - as cartas tem os poderes mais variados, que podem ser para ajudar o jogador a superar algum obstáculo, modificar rolagem ou sacanear algum adersário. São poderes diversos, alguns aparentam ser um pouco over-power, mas no geral as cartas funcionam muito bem, e como só existe uma de cada no deck elas devem ser usadas com sabedoria.

- Trem: as casas da estação de trem permitem ao jogador por uma quantia em ouro pegar o trem e avançar algumas casas pré-determinadas no tabuleiro.
- Saloon: no saloon, você está de bom humor e vai pagar uma rodada de bebida, role os dados e veja o tamanho do prejuízo
- Índios: na casa dos índios, eles atacam e você é obrigado a combater os índios.



Fora essas questões das casas, sempre que dois jogadores dividirem pararem na mesma casa, um duelo entre eles acontece...

O Duelo (bem como o combate com os índios) adiciona um componente de destreza ao jogo, pois no duelo, cada jogaor se posiciona no espaço determinado na quina do tabuleiro e cada jogador deve alternadamente tentar nocautear seu adversário, jogando um dado para derrubar o meeple em três tentativas. Cabe aqui uma resalva para evitar confusões e animosidades entre os jogadores, é bom definir exatamente como será feito esse lançamento do dado (as regras fazem menção de como se lançar o dado, algumas pessoas preferem que seja um peteleco no dado).



Nesse processo de duelo (e combate), os meeples dos outros jogadores continuam no meio do tabuleiro, e se acidentalmente eles forem derrubados, o jogador que fez o strike... vai para a CADEIA!!! A perda de um duelo implica na perda de metade do ouro para o outro jogador!



Como vocês já devem suspeitar, mutias situações nesse jogo acabam na CADEIA :-p A cadeia pode fazer com que o jogador perca a rodada, mas se não quiser perder a rodada o jogador pode pagar três pepitas para sair da cadeia, do contrário ele rola os dados e se tiver uma rolagem de sequência para cima o jogador consegue escapar (além de ganhar algum benefício de acordo com a rolagem)

Assim que o primeiro jogador chegar no final do traçado, os demais jogadores tem mais duas rodadas para que um segundo jogador chegue ao final da trilha. Quando dois jogadores estiverem lá, eles devem seguir num duelo até a morte (algumas pessoas podem achar isso um anti-climax, ou uma disvirtuação do jogo, relegando a final do jogo e a vitória a faceta de destreza do jogo - não sou defensor dessa opinião)

E nesse clima de western spaghetti que o jogo se desenrola. Situações engraçadas são uma constante nos duelos e nos blefes. O jogo é leve e flui bem com muita interação entre os jogadores. Mais um que está na lista dos jogos a adicionar na próxima encomenda!!!

5 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Rodrigo M. Corrêa
Brazil
Belo Horizonte
MG
flag msg tools
Avatar
mbmbmbmbmb
Excelente review Flávio. Parece que este jogo deve garantir momentos hilários! Com certeza estará na minha lista de próximas aquisições!
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls