Recommend
9 
 Thumb up
 Hide
4 Posts

War of the Ring (First Edition)» Forums » Sessions

Subject: A Guerra do Anel - 13/04/12 rss

Your Tags: Add tags
Popular Tags: [View All]
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
Avatar
mbmbmbmbmb


PREFÁCIO

Ontem, sexta-feira 13, marcamos uma partida de War of the Ring, minha estreia e a do Fabiano no jogo. Mas não uma partida qualquer, pois usamos a Edição de Colecionador! Eu sequer esperei um dia ver essa edição, quanto mais jogar com ela. Agradecimentos ao Marcelo, o dono, que nos proporcionou esse regalo especial.

A partida começou em passo lento, tanto por desconhecimento quanto ao jogo, quanto para avaliar as ações dos adversários. Todavia, depois as mangas foram arregaçadas e a luta pela Terra-Média começou para valer!

Para quem não quiser ler a descrição (o quê???), um tanto romantizada, da partida, basta pular até os comentários finais.

Jogadores:
- Marcelo & Fabiano: Povos Livres
- Pedro & Tiago: Sombra

**************************

A HISTÓRIA

A Sociedade começou a avançar, sendo pouco incomodada pela caçada de Sauron, que tinha seus olhos voltados na direção de Gondor. Mas Sauron, desde o tempo da Última Aliança dos Povos Livres, tornara-se cuidadoso e, na planície de Gorgoroth e em Minas Morgul enormes forças das Sombras se reuniam.

Saruman revelou suas intenções bélicas e começou a montar um massivo exército em Orthanc e nas Dunlands. Houve sinais de que uma guerra com Rohan era iminente, mas Theóden, influenciado por Gríma, resistiu em preparar sua nação para um conflito, recusando-se a acreditar que o Mago quebraria uma aliança tão antiga, ainda mais quando, em Osgiliath, as tropas de Sauron, em ampla maioria, expulsaram a guarnição gondoriana, que recuou para Minas Tirith.

Denethor, ouvindo boatos acerca de um mateiro do Norte que dizia ser o Herdeiro de Isildur, começou a duvidar da lealdade daqueles que o serviam, encontrando traidores em qualquer lugar que olhasse e, com a perda de Osgiliath, supôs ter a confirmação de seus temores. Portanto mandou prender Faramir, seu próprio filho e outrora o capitão em Osgiliath.

Sem Faramir, a defesa de Minas Tirith perdeu seu líder natural, e os soldados perdiam a esperança rapidamente, pois as companhias ao redor da capital, nos campos de Pelennor, foram empurradas de volta para a cidade, permitindo a contragosto que a fortaleza fosse sitiada.

Enquanto isso a Sociedade seguiu para o sul, até Hollin, e depois para leste, passando por Moria e chegando até o vale sul do Anduin, perto de Dol Guldur, o antigo centro do poder do Necromante, e ainda haviam inimigos vivendo ali. Ali, em Anduin, o grupo foi avistado por um Nazgûl e o pelotão que o acompanhava. A fuga da Sociedade os levou até a Terra Parda, onde devido à perseguição, ficaram perdidos e tiveram de retornar até o Anduin. A Socidade foi emboscada à margem do rio - Gandalf sacrificou-se para que os demais conseguissem escapar.

Em Orthanc, Saruman formou um exército capaz de rivalizar com o de Sauron, quisesse ele defender os Povos Livres, algo que não passava mais pela mente deturpada do Mago, que desejava sim, derrubar Rohan de joelhos e cortar o avanço da Sociedade, de forma a poder se apoderar do Anel. Então o segundo passo em seu foi dado quando uma multidão quase infinita de Wargs, Orcs e Uruk-Hais afluíram de Orthanc para cruzar o Isen e entrar em Rohan.

Théodred, guardião do Vau do Isen, e filho de Theóden, clamou por auxílio, mas o Língua de Cobra mantinha Theóden sob controle e nenhuma ajuda foi enviada. Dessa forma, Théodred foi cercado e morto, enquanto o Vau foi tomado pelos servos de Saruman. A estrada agora levava até as Montanhas Brancas e ao Abismo de Helm.

No sul, Minas Tirith resistia, porém suas poucas perdas não podiam ser repostas e as forças de Sauron não diminuíam nem fraquejavam. Com o exército principal de Gondor sitiado, a guarnição em Pelagir pouco pode fazer contra a ala sul do exército de Sauron, que cruzou Lossarnach e conquistou Pelagir com grande canificina. Os parcos sobreviventes fugiram para Dol Amroth, que se tornou a principal fortaleza livre de Gondor.

Aragorn, ao saber a periclitante situação em Minas Tirith, separou-se da Sociedade e, com as habilidades adquiridas nos anos protegendo a Vila dos Hobbits junto dos dúnedain, foi capaz de entrar em Minas Tirith. Ali revelou-se como o Herdeiro de Isildur e foi coroado pelos soldados, desejosos de uma liderança forte que lhes desse esperança. Porém esta foi fugaz, pois Sauron lançou seu violento ataque, conduzido pelo próprio Bruxo-Rei, e Minas Tirith caiu e foi toda passada pelo archote.

Em Lórien, Gandalf, agora O Branco, ressurgiu e, de Fangorn, liderou os Ents contra Orthanc, que causaram grandes danos, mas o poderio de Saruman era por demais soberbo para ser debelado tão facilmente. Portanto, no Abismo de Helm, os rohirrim conheceram sua segunda grande derrota e foram destroçados pelos Uruk-Hais e Wargs de Saruman. Porém, a distração pela presença dos Ents e de Gandalf, serviu para que a ofensiva de Saruman parasse no Abismo de Helm.

A Sociedade atravessou Emyn Muil, o Pântano dos Mortos e Ithilien do Norte para chegarem até Minas Morgul. Então, valendo-se de subterfúgios e contando com a atenção de Sauron estar voltada para Gondor, o pequeno grupo conseguiu entrar em Mordor. O alvo estava próximo: a Montanha da Perdição, onde o Anel poderia ser destruído.

Dale, no Norte, foi atacada pelos Orientais à serviço de Sauron, mas o Reino da Floresta e Erebor estavam bem protegidos, e os de Dale fizeram com que os Orientais pagassem um preço terrível pela conquista, e o avanço cessou em Dale.

De Monte Gundabad, a ala norte do exército de Sauron, marchou duro e por dias, com as criaturas e orcs sendo mantidos vivos apenas pela fúria e força de Sauron que ardia dentro deles. Isso porque o Senhor do Escuro sentia um medo de algo que não conseguia compreender. Ele sabia que seus inimigos usariam o Anel do Poder contra ele, mas até aquele momento, seu tesouro não fora utilizado, mesmo quando as fortalezas e cidades dos Homens, Anões e Elfos caíam ante a potência da Sombra, mesmo então o Anel permanecia... escondido. E isso incomodava e preocupava Sauron, que decidiu por acelerar seus planos de conquista. E em menos dias do que seria possível para seres vivos normais, o exército de Sauron chegou em Valfenda, enquanto novas tropas se preparavam para a marcha em Dol Guldur e em Moria, para que juntas atacassem Lórien.

Em Valfenda a resistência foi tão heroica quanto inútil, pois Sauron sacrificaria todos seus soldados para eliminar Elrond e seus elfos. Após a marcha os soldados não tinham mais vida normal que os sustentasse, contudo ainda lutavam, com o brilho do Olho em chamas em suas orbes baças e sem vida. Valfenda caiu, e Lórien seria a próxima, estando Galadriel, Celeborn e os seus diante não somente do maior exército reunido até então, como também de vários dos Nazgûl.

O Anel teria de ser usado agora, Sauron sabia disso, então ele o recuperaria e seria o Senhor da Terra-Média.

Mas assim não era para ser.

A Sociedade transpôs a árida planície de Gorgoroth e, com o sacrifício de Legolas e Boromir para atrair uma tropa de vigilância, a mesma chegou até a Montanha da Perdição. Frodo, Sam, Merry, Pippin e Gimli entraram no coração de lava da montanha e lá jogaram o Anel para a sua destruição e, com ele, a força de existência que mantinha Sauron.

Aragorn, que sobreviveu à tomada de Minas Tirith e conduziu sobreviventes para fora da cidade, retornou para recuperar Minas Tirith, liderando o exército de Gondor vindos de Dol Amroth. Gandalf guiou os rohirrim a partir de Edoras e derrotou as forças de Saruman, que perdeu o controle de Orthanc para os Ents.

A Sombra e o Olho Chamejante foram derrotados, mas ainda passariam-se anos até a paz chegar na Terra-Média.

Bem, exceto em um pequeno local chamado Condado, onde alguns hobbits heróis foram descansar de suas aventuras.

Fim!

*****************************

COMENTÁRIOS FINAIS

Resultado:
- Vitória dos povos Livres pela destruição do Anel
- Corrupção em 7
- Pontos Militar da Sombra: 8 (Minas Tirith, Abismo de Helm, Valfenda, Pelagir e Dale)
- Pontos Militar dos Povos Livres: Zero

Foi um ótimo jogo, em que cometi vários erros - demorei para mexer as forças de Sauron no Norte, achei que as cartas que diziam que eu podia mexer os exércitos da Sombra valiam somente para os meus exércitos e não os do meu parceiro, que tinha pouco movimento e acabou ficando com uma multidão de soldados em Orthanc e no Abismo de Helm, sem lutar por mais nada, pensei que poderia continuar a batalhar num cerco sem ter unidades de Elite, etc.

A minha "sorte" nos dados continua ótima: as rolagens para a Caçada (quando a Sociedade se mexe) foram do patético ao ridículo e, quando afinal acertava, consegui tirar as peças menos incômodas que haviam. Com isso a Sociedade chegou em Mordor com 7 membros (exceto o Gandalf e o Aragorn) e passeou até a Montanha da Perdição.

O Pedro e eu tentamos recuperar o tempo, mas paramos perto de Lórien, sem conseguir ter ações para tomá-la (o que certamente ocorreria, mas exigiria umas duas ou três ações - que teríamos todas na mesma rodada em que o Anel foi destruído).

Apesar dos números não foi uma vitória difícil dos Povos Livres, que realmente não foram pressionados.

Mesmo assim, achei excelente! E agradeço ao Pedro por "lutar" ao meu lado! Espero que mesmo com a facilidade, o Marcelo e o Fabiano tenham também gostado da partida.

Abs,


Edit: Erros aqui e ali de digitação.
2 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
Avatar
mbmbmbmbmb
Re: A Guerra pelo Anel - 13/04/12
Algumas das fotos do jogo:

O jogo preparado:



As forças de Mordor:



Os exércitos de Saruman após dominar o Abismo de Helm:



Abs,
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Andre Viana
Brazil
flag msg tools
designer
badge
Avatar
mbmbmbmbmb
Muito divertido ler em português sem me dar conta que estava no BGG.
1 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls
Tiago Perretto
Brazil
Curitiba
Parana
flag msg tools
Thinking about my next move.
badge
So, if my only options are these, then I shall...
Avatar
mbmbmbmbmb
Andre Viana wrote:
Muito divertido ler em português sem me dar conta que estava no BGG.

Pois é! Um dia tornaremos isso mais comum. sauron

Abs,
 
 Thumb up
 tip
 Hide
  • [+] Dice rolls